-Tecnicas de Levantamento de Dados
QuestionáriosDiferente da entrevista, essa técnica é interessante quando temos uma quantidade grande de pessoas para extrair as mesma informações, por exemplo, quando precisamos automatizar um departamento com vários funcionários. Nesse caso, articular horários e diponibilidades de todos pode inviabilizar a entrevista, além disso, o tempo que se demora pra efetuar uma boa entrevista torna o processo lento demais impissibilitando o desenvolvimento do mesmo.
Para esses casos o questionário é a técnica mais indicada pois o tempo de execução é muito menor que na entrevista.
Um questionário é composto de um conjunto de questões que induzem a uma informação, essas questões podem ser elaboradas de duas maneiras:
1. Questões abertas: São questões de respostas dissertativas onde o pesquisado tem liberdade de escrever o que achar conveniente, esse tipo de questão é interessante por resultar em respostas mais ricas porém a tabulação dessas informações podem dificultar o processo. EX: Como funciona o processo de venda na sua empresa?
2. Questões fechadas: São questões de respostas alternativas onde o pesquisado assinala a alternativa mais próxima da real. Nesse caso a tabulação fica fácil porém as respostas tendenciosas podem induzir a uma informação incorreta.
Do mesmo modo que o questionário, a entrevista deve ser marcada antecipadamente informando na marcação além do horário de início do processo uma estimativa de tempo para execução do questionário. Por exemplo determinar que um questionário começa na segunda feira as 15:00 e que vai demorar 30 minutos.
Elaboração
Para se elaborar um questionário, faz-se uma entrevista com o solicitante. Nessa entrevista, o analista irá verificar quais são os dados a serem coletados, não quais serão as perguntas a serem feitas. Essas perguntas serão elaboradas pelo analista, depois de saber quais são as informações desejadas.
Outra importante parte da fase de elaboração é a decisão de qual será o meio de publicação. Temos dois principais:
・ Eletrônico
・ Inteligente
Aqui é inadimissível ver erros de preenchimento pelo usuário. Para isso, criam-se todas as validações necessárias, inclusive as de regra de negócio.
・ Layout
Recomenda-se um visual limpo e intuitivo para que o usuário não se perca no meio do preenchimento. Para formulários de mais de uma página, recomenda-se também levar as chaves colocadas na primeira página.
・ Em papel
・ Tamanho
Para evitar problemas com os tipos de papéis, é recomendável se utilizar o papel padrão que, hoje, é o A4.
・ Gramatura
Deve-se observar que, quanto maior a gramatura do papel, mais pesado ele fica, maior é a sua duração e maior o seu custo.
Impressão
Depois da elaboração, outra fase chave da criação do questionário é a impressão. Decidir em qual impressora que serão impressos os questionários e as cores que serão utilizadas na impressão, são decisivos para um custo baixo do processo.
・ Tipo de impressora
É importante aqui, sabermos qual será a impressoa a ser utilizada. As mais comuns são Xerox, jato de tinta, tipográfica e offset. Cada impressora se adapta melhor à um caso específico.
・ Cor
Usar impressão colorida somente quando necessário. Dados coletados em um órgão público informam que o preço da impressão preto e branca sai a custo de R$0,07 enquanto a impressão colorida sai a R$0,75.
Preparação e Recepção
Antes de recebermos as respostas, é importante já ter prontos os materiais que serão usados nas respostas (como por exemplo, a guilhotina e a ocr). Os funcionários já deverão estar treinados sobre como transcrever e/ou processar os documentos e já deve haver um local físico para armazenar os malotes.
Para recebe-los, é comum realizar um contrato com os Correios para que eles recebam as respostas enviadas. Em uma data específica, combinada com os correios, um responsável pelo questionário irá efetuar a coleta dos malotes e leva-los para a empresa.
Transcrição
É aqui que iremos transformar os dados recebidos em arquivos de dados e de imagens. O processo de transcrição é diferente para ambos, mas em ambos os casos, o malote só é fechado após o número de transcrições ser exatamente igual ao número de respostas do malote.
・ Imagens
A imagem é, geralmente, uma forma de preservar os dados recebidos. A resposta é escaneada e guardada em arquivos de backup.
・ Dados
A transformação do documento físico para arquivo de dados é feita através de um equipamento chamado OCR. A OCR é um equipamento parecido com o scanner. O documento é lido e é comparado com um mapa de caracteres a fim de transforma-lo em documentos de texto.
Processamento
Essa fase é onde iremos compilar os relatórios a serem entregues ao solicitante do relatório. Dependendo do tipo de arquivo gerado pela OCR, é possível desenvolver programas que compilam os dados automaticamente.
Arquivamento
É necessário saber qual será o destino dos documentos físicos. Podemos descarta-los ou arquiva-los.
Caso desejemos arquivar, é necessário muito cuidado com o ambiente de arquivo. Um erro, por incrível que pareça, muito comum é colocar springs (aqueles jatinhos de água em caso de incêndio) no teto. Nesse caso, o que o fogo não destruir, a água destruirá. Seria bom também, colocar sistemas de detecção de incêndio. Esses sistemas detectam áreas de risco na parte elétrica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário